Atividades
realizadas
Grupo 01
Os conceitos
científicos integradores têm no centro a semiose, conceito
integrador dos signos verbais e não verbais, sociointeração e
representação do mundo, viabiliza as relações
interpessoais-sociointeração. Os signos trazem consigo- axiologias,
ideologias, a ética e a estética.
Que a linguagem
reflete a forma como nos relacionamos com o mundo. É indissociável
a dimensão social dos signos verbais/não-verbais, assim como os
interlocutores e em que ambientes são utilizados, como exemplo as
diferenças na linguagem de acordo com a região.
A inter - relação
no ensino e na aprendizagem vai além do ambiente escolar, hoje
através dos diversos recursos tecnológicos tem acesso a diversos
usos das linguagens.
A arte é um
artefato da cultura humana, das relações que o sujeito estabelece
com o contexto, com os outros sujeitos que convivem com ele, tanto
com ele mesmo. A arte não se limita somente a questões estéticas,
mas as transformações do mundo, articulando-se com relações
culturais políticas, econômicas, sociais, étnicas, de acordo com
cada época da vida do sujeito. A importância de uma reflexão sobre
o saber e a cultura regional.
Através disso que
os educandos começam a compreender e a se posicionar diante do que
veem e ouvem e do que produzem, ampliando suas possibilidades de
compreensão em relação ao mundo que o cerca.
As práticas
corporais estão relacionadas aos conceitos de cultura, vida e
história inseridos num contexto histórico, no qual se observa a
presença de jogos, esportes, danças, lutas, ginástica e outras
práticas corporais. A preocupação na atualidade é com a presença
dos jogos virtuais, pois o universo virtual leva a uma perda da
relação imediata do sujeito com o movimento, ocasionando a
diminuição da prática corporal.
Lembrando que as
aulas de educação física não devem ser confundidas como um espaço
de treino de equipes, mas respeitando as potencialidades de
desempenho de cada sujeito. A educação física escolar tem
importante papel na formação para o lazer, a recreação e a
brincadeira.
Nem sempre o estudo
de uma língua estrangeira é o estudo de uma nova língua, pois para
alunos usuários de libras, assim como para alunos de nações
indígenas nós temos o ensino de uma língua adicional. Mas uma vez
a linguagem está diretamente relacionada ao contexto cultural e
histórico. Regiões diferentes de um mesmo pais podem ter uma
diferente relação com a linguagem. Não por isso, devemos
desprestigiar ou descriminar essa modalidade de fala, mas devemos
oportunizar aos indivíduos o acesso a norma culta, ou seja, a forma
escolarizada da língua para que todos tenham conhecimento. Cabe a
nós professores compreender e possibilitar vivencias e a apropriação
da norma culta de forma que possibilitemos aos nossos alunos a
integração social e cultural, ampliando assim seus conhecimentos e
experiências de vida, em diferentes espaços. Não deixando de
valorizar os saberes presentes na forma como os sujeitos se
interrelacionam.
2º Grupo
Cabe ao professor
ensinar aso estudantes o respeito as diferentes formas de expressão,
é não respeitando, ignorando-a, pois está contribui para sua
inserção social.
É importante que
compreenda o conceito de letramento na perspectiva da ecologia dos
diferentes usos da escrita.
Educação Física
é um dos espaços democráticos para a apropriação de conhecimento
sobre cultura corporal de movimento a partir de valores tais como
inclusão a solidariedade, a igualdade, a alteridade, e o
reconhecimento e respeito as diferenças, e uma vez a sua identidade
pedagógica funda-se no pensar, no fazer e no sentir corporal que tem
lugar nas relações intersubjetivas.
O professor deve
estimular e aprofundar com os estudantes, a compreensão crítica e
reflexiva acerca das práticas constitutivas da cultura corporal de
movimento. A compreensão pedagógica de professores de Educação
Física.
Uma educação em
Arte valoriza o desenvolvimento pleno do ser humano, já que questões
como capacidade de percepção e sensibilidade tornam-se fundamentais
na educação para experienciar e compreender a realidade social e
cultural. Essa mesma educação possibilita, desse modo, ao sujeito
desenvolver, além do gosto estético a consciência crítica em
relação ao meio ambiente e a qualidade de vida. Há uma relação
entre ética e estética, na Arte, pode-se compreender como sendo
variável de acordo com padrões de beleza e padrões morais de cada
uma na relação como o outro.
Na formação
humana integral e na função da Arte no processo formativo do
sujeito compreende-se a necessidade de ter
presente que essas questões serão abordadas de diferentes em cada
tempo e contexto escolar. A relevância de relacionar conteúdos com
suas experiências, partindo do que conhecem para ampliar seu
repertório. Possibilitar aos estudantes o contato com o objeto
artístico ou meios de aproximação com o objeto, contribui para que
possam ampliar seu repertório cultural, aprendendo a analisar,
refletir, posicionar-se criticamente, emitindo opiniões sobre
estilos, gostos, gênero, materialidade e os diversos modos de fazer
Arte.
O uso das línguas
nunca tem origem de fato naquele sujeito que se anuncia, eles sempre
estão em dialogia com outros usos, de outros tempos, de outros
sujeitos, marcados, portanto, por axiologias/ideologias nos planos
éticos e da estética.
É de fundamental
importância que a ação dos professores possibilite aos estudantes
uma crescente autonomia tanto no movimento de seus atos de
enunciação, como de compreensão crítica dos atos enunciação dos
outros com quem se relacionam seja por meio da oralidade da escrita
ou da sinalização em LIBRAS.
Quando se pensa nas
linguagens artísticas, é preciso observar que nem todos os sujeitos
podem ter acesso a toda e qualquer linguagem, sem que seja
possibilidade e essas linguagens. Portanto a cada deficiência
precisa incluir o ser, para compreensão desses fenômenos pode
ampliar as potencialidades da aprendizagem e da relação com o
objeto artístico.
QUESTIONAMENTOS
É papel da educação
contribuir para a transformação da história humana, superando os
problemas da humanidade e construindo seres humanos solidários,
capazes de discernir e responder por suas opções. A educação
busca a felicidade. Como a área das línguas (arte, educação
física, língua portuguesa, língua estrangeira), veem contribuindo
nessa formação?
A língua culta, tem
regras universais que devem ser observadas na escola. Ao mesmo tempo
há necessidade de observar o contexto local e regional em que os
alunos se inter-relacionam. O que cabe a escola fazer para
possibilitar esta integração?
Como valorizar as
formas de expressão dos alunos em cada disciplina, enfatizando o
movimento, o corpo, a linguagem e a arte?
Nesta era digital o
ensino não pode estar dissociado do uso das tecnologias. Como em
nosso cotidiano utilizamos essas ferramentas a favor do ensino
aprendizagem?
Após debate
relacionamos alguns objetivos e ações a serem realizadas.
OBJETIVOS
Possibilitar aos
educandos integração social no espaço educacional.
Estimular o
interesse na busca do respeito e valorização das diferenças no
ambiente escolar.
Permitir que os
educandos possam evoluir a partir das vivências sociais que já
possui.
Proporcionar
atividades sociointerativas no ambiente escolar envolvendo toda a
comunidade escolar.
Integrar e propiciar
momentos de participação dos alunos nas atividades da escola
(jogos, oratória, leitura, dança, etc....)
Criar atividades
lúdicas que envolvem toda a comunidade escolar.
Estimular através
de mensagens e filmes os valores humanos.
Ações a serem
realizadas:
- Gincana- educação física.
- Hora da leitura - todas as disciplinas.
Cada
professor ficará responsável por uma turma para orientar a leitura
e cobrar a produção (ficha literária, síntese, paródia, poesia,
oralidade, teatro, outros).
- Concurso de poesia – artes e educação física.
- Oratória – português - envolvendo os seguintes temas:
-
Alimentação saudável.
-
Tecnologias –como utiliza-las para melhorar o ensino aprendizagem.
-
Drogas e suas implicações no desenvolvimento do jovem.
-
A criatividade no século XXI.
-
O Adolescente x liberdade.
- Festa fantasia – Halloween – inglês.
- Teatro – artes.
- Visita ás famílias - envolver todas as disciplinas.
- Filmes com mensagens para refletirem sobre os valores humanos – todas as disciplinas.
- Intercâmbio do conhecimento – geografia.
Algumas
atividades estarão voltadas ao tema do projeto da escola: Educação
Alimentar e Nutricional.
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