PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
Educação Básica
e Formação Integral
A formação humana
integral está no centro do debate da concepção de formação e
também como projeto educacional. Nesse contexto o currículo é
entendido como expressão material desse direito e o sujeito, no
sentido ultimo e finalidade principal da formação.
Como a escola dentro
de suas limitações pode cumprir a tarefa de promover a formação
humana integral?
O grande desafio da
escola para materializar a formação integral é a construção de
um currículo, integrado, que se conecte com a realidade do sujeito,
que expresse a intencionalidade coletiva da ação pedagógica nos
planos de ensino aprendizagem, com incentivo a pesquisa cientifica
que tenha como finalidade a transformação social.
A formação
integral busca a emancipação, autonomia, liberdade como
pressupostos para uma cidadania ativa e crítica, que possibilite o
desenvolvimento humano pleno e a apropriação do conhecimento
crítico e da cultura, considerando o ser humano como sujeito que
produz, por meio de seu trabalho e das condições de vida,
modificando assim os lugares, territórios onde vive, revelando assim
novas relações sociais, políticas, econômicas, culturais e
socioambientais. Que o conhecimento deve ser entendido como artefato
humano produto e produtor da cultura, integrante das relações entre
as pessoas e delas com o mundo e a natureza.
As propostas
pedagógicas das escolas na perspectiva da educação integral deve
considerar a possibilidade concreta de ultrapassar as fronteiras do
conhecimento e dos saberes. Assim é importante que as diferentes
redes de ensino pautem seus projetos nos seguintes pontos: promoção
do diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento;
reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes;
democratização da gestão dos processos educativos pela valorização
do trabalho coletivo; ampliação dos espaços de autonomia
intelectual e política dos envolvidos. Todo esse processo deve ser
realizado de forma integrada para que aja a superação dos processos
pedagógicos que estão fragmentados.
Percurso
Formativo
Compreende-se que o
percurso formativo como um processo constitutivo e constituinte da
formação humana.
É importante que as
práticas pedagógicas a serem desenvolvidas na escola deem valor as
potencialidades humanas, a singularidade dos tempos e dos modos de
aprender dos diferentes sujeitos.
Devem ser elaborados
projetos pedagógicos que vão além dos conceitos, que deem atenção
para as estratégias para a sua apropriação, viabilizando o direito
a igualdade e condições, o acesso e a permanência à todos os
sujeitos.
A proposta recomenda
o diálogo com as diferentes formas de conhecimento com apropriação,
a compreensão e a produção de novos conhecimentos. Essa atividade
é orientada porque o professor parte do pressuposto de que o
resultado da aprendizagem é fruto de ações negociadas e sabe que
não domina o conjunto de fenômenos da sala e da turma. Por isso
elege uma orientação geral que possibilite saber a direção a ser
seguida.
Revisando os
Fundamentos Teóricos metodológicos da Proposta Curricular do Estado
de Santa Catarina
As
diferentes versões da proposta curricular foram pautadas na teoria
histórico-cultural e da atividade. Em que cada sujeito busca o
processo de humanização historicamente construído.
Vivendo em grupo os
seres humanos desenvolvem a necessidade de organizar as atividades
práticas e interagir. Para interagir desenvolvem linguagens que
auxiliam na comunicação. As relações intersubjetivas remetem a
necessidade de se pensar o percurso formativo de cada novo ser da
espécie, forjando mediações. A mediação que permite que as
gerações precursoras assegurem as novas gerações o conhecimento e
os traços culturais dos seus antecedentes.
É importante
compreender que a aprendizagem e o desenvolvimento são processos
inter-relacionados, que buscam aprofundar e ampliar a capacidade de
compreensão e ação do sujeito envolvido.
Nas relações
sociais do sujeito, que são históricas, os diferentes grupos
desenvolvem diferentes conceitos, e estes resultam do esforço
coletivo da atividade mental, do conhecimento e da busca da resolução
de problemas. Temos como instrumento de apreensão da realidade os
conceitos cotidianos e sistematizados. Os conceitos cotidianos são
desenvolvidos a partir das experiências sensoriais e são mediados
pela intervenção dos que os cercam, não fluem por canais isolados.
E os conceitos sistematizados resultam de ações intencionais claras
e objetivas partindo da definição verbal mais organizada e abre a
possibilidade da reestruturação para dominar os conceitos e criam
as estruturas para saltos qualitativos antecipando-se ao
desenvolvimento dos sujeitos.
Todo o conceito é
generalização, consequência de outros processos de elaboração. É
na generalização dos conceitos que se torna possível que os
conhecimentos fragmentados encontrem espaço e forma a oferecer uma
compreensão totalizada da realidade analisada.
Atividades
principais do desenvolvimento humano: contribuições para o percurso
formativo
Com base nas
citações de Davidov(1988) e Vygostski(1993) as principais
transformações psicológicas do ser humano em dado período de
desenvolvimento geram neoformações e cada atividade principal surge
a partir dos conflitos do ser humano.
Sendo então a
comunicação emocional que se forma pela necessidade de interação
com outras pessoas.
Seguindo assim o
processo de desenvolvimento do ser humano passa por várias etapas do
percurso formativo.
Cabe a cada educador
orientar a estruturação das atividades de aprendizagem ao longo do
percurso formativo, levando em consideração o planejamento do
trabalho pedagógico, observando as atividades principais e não as
etapas da educação básica.
A partir desse
entendimento a escola necessita se relacionar em espaços diferentes
que devem estar contemplados ao Projeto Político Pedagógico, e
portanto o espaço social no processo de mediação entre sujeitos
que interagem uns com os outros em favor da elaboração conceitual
progressivamente mais complexa, sendo ela o espaço social do desejo
de aprender.
A ação pedagógica
da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como
unidade, consiste em condições concretas de repensar tempos,
espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento
humano, uma educação integral não cabe dentro dos muros da escola.
É possível
repensar o currículo, organizando-o por áreas, formulando
planejamento e posturas de trabalho docente e coletivo, na
perspectiva da totalidade, estabelecendo a articulação entre
saberes e fazeres dos sujeitos e os conhecimentos científicos.
Se, pois adotamos
uma educação voltada à formação integral, as estratégias de
avaliação precisam dar conta de diagnosticar se as escolhas
metodológicas estão em consonância com tal formação, bem como
fornecer os subsídios para eventuais mudanças que precisem ser
feitas no percurso.
Avaliação como
pressuposto, algumas estratégias são fundamentais ao longo do
percurso de desenvolvimento do registro.
Além da avaliação
da aprendizagem tradicionalmente desenvolvida para qualificar o
processo de ensino na escola também existem as avaliações externas
como: Prova Brasil, SISA e Enem.
A Proposta
Curricular de Santa Catarina sinaliza que a avaliação precisa estar
ancorada nos processos coletivos de decisões especialmente nos
espaços de planejamento e conselho de classe.
A mesma questiona a
forma de avaliação que incentiva a competitividade.
Para viabilizar
novas possibilidades de organização, gestão da escola, bem como o
processo pedagógico em sala de aula ,e de suma importância o
conselho de escola, que está vinculado as decisões através de
colegiados, tanto para planejamento como a avaliação das ações
educativas. O conselho deve ser composto por todos os sujeitos da
comunidade escolar.
Concluindo, é
importante também que se valorize os saberes que os sujeitos
estudantes carregam na sua cultura, articulando entre os
conhecimentos científicos da escola com os saberes dos alunos. Isso
servirá como um parâmetro para o início do processo coletivo de
aprendizagem.
PRODUÇÃO COLETIVA DA EEB SANTA RITA
Considerando a Proposta Curricular como diretriz do nosso trabalho é importante que seja discutida, refletida e colocada em prática na nossa ação pedagógica.Parabéns pelo trabalho desenvolvido por esta escola.
ResponderExcluirSugerimos acrescentar o nome dos autores do texto.Este conteúdo é válido para a capacitação de professores.