quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

   Desde o início do percurso formativo é importante considerar o sujeito em sua integralidade, como um ser biológico, afetivo, social, histórico e cultural em contato com o meio físico e social. O sujeito da aprendizagem é agente de conhecimento que traz para a escola a sua visão de mundo e que leva para casa as reflexões sobre os conhecimentos sistematizados no contexto escolar. Ao final da Educação Básica , todos os sujeitos devem compreender e intervir no mundo, a partir dos conhecimentos adquiridos e incorporados , utilizando os mesmos nos diferentes contextos.
     Na área de ciências da natureza e matemática, os objetivos e os conceitos fundantes, deste início do letramento científico, devem ser tratados de forma significativa e contextualizada, partindo da realidade mais próxima e se ampliando em abrangência e profundidade, num avanço em espiral, não em etapas, de forma que os conteúdos possam ser revisitados com rigor conceitual crescente. No início esses objetivos e conceitos devem envolver a compreender os processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem simultaneamente em estruturas micro e macroscópicas, e resultam em alterações garantindo a manutenção e a transformação da vida. Na medida em que os sujeitos avançam no percurso formativo a física contribui para formação de um sujeito crítico, capaz de perceber e entender os fenômenos do seu entorno e de desenvolver um encantamento com o descortinar do mundo natural e tecnológico promovido pela produção científica ao longo da história. Para tanto, são essenciais os recursos disponíveis, como laboratórios, as atividades experimentais e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A física deve convergir para formação integral, para que os sujeitos possam ler,investigar,pensar e agir. A ciências e a química abordam todos os conceitos presentes nos fenômenos da natureza que acompanham o estudante em seu percurso formativo, destacando a importância das reações na obtenção de materiais,na extração e utilização dos recursos naturais e na correta destinação dos resíduos produzidos. O estudo das mesmas deve propiciar ao estudante compreender os conceitos científicos para compreender as dinâmicas do mundo produtivo e pessoal, e orientar sua atitude em relação a ele. Os conhecimentos matemáticos tornam -se potenciais instrumentos de leitura do mundo e intervenção por meio da analise e representação de dados que possibilitam uma compreensão das relações socioeconômicas Nos diferentes movimentos de elaboração conceitual, um conceito fundantes é o de grandezas, que perpassa todos os conceitos matemáticos demandados no percurso da Educação. O Ensino de matemática deve proporcionar o desenvolvimento das capacidades intelectuais lógicas dos sujeitos e se fundamenta em práticas de protagonismo e autoria.
O Ensino dessa disciplinas deve levar os sujeitos a uma formação que promova os valores éticos, junto da construção de saberes específicos, condição essencial para compreensão da responsabilidade humana diante da diversidade com fenômeno biológico e social. O ser humano deve ser investigativo, instigado a perguntar, duvidar sempre e ao mesmo tempo capaz de aceitar-se e compreender-se como sujeito autor de sua própria construção.
A área das ciências da natureza e matemática é fundamental quando articulada com as demais , para a efetivação da formação integral. Cada criança, jovem ou adulto deve compreender-se como sujeito protagonista da sua realidade em seu contexto com o objetivo de emancipar cada um para atuar de forma consciente na vida e na sociedade.
O grupo definiu que serão realizadas atividades relacionadas ao projeto da escola , enfatizando nesse momento as questões relacionadas a diversidade - AFRO DESCENDÊNCIA.
A área das Ciências da Natureza e Matemática
Os alimentos:
- composição
- origem
- presença na nossa culinária
- tabelas
- Gráficos
Área das Linguagens
- música
- Danças
- Máscaras
- Textos
- Interpretação
Área das Ciências Humanas
- o Movimento Negro
- Racismo
- Imigração
- Religiosidade
- África: : que continente e esse?




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